Postado por Cássio Fabre sexta-feira, 13 de junho de 2014 às 09:26

Bom dia pessoal, como falado no post abaixo, voltamos!

Nessa volta vamos começar a falar do MS ACCESS. Muita, mas MUITA gente tem o Access instalado e não faz a mínima ideia do que seja, pra que serve ou até mesmo de sua existência.

O Access faz parte da Suíte Office e sua primeira versão que me lembro é a do 98. Pra quem quer começar a programar, a melhor forma, na minha opinião, de começar é com o Access pois ele já te dá o ambiente de tabelas e formulários em um único contexto, sem precisa configurar um banco de dados separado para completar seus formulários. Sem contar que sua linguagem possui sintaxe e semântica relativamente simples.

O Access é um editor de Visual Basic for Application (VBA) linguagem criada pela Microsoft para seus aplicativos da suíte Office. Sim, isso mesmo, todos eles possuem um módulo para escritura de códigos para os fins que se fizerem necessários.

Outro dos grandes diferenciais do Access é que ele também é um software de programação intuitiva, ou seja, você cria as tabelas e ele próprio já cria um formulário acoplado com todos os campos e características da tabela. No formulário você pode inserir botões de navegação pelos registros, busca, para gravar novos registros, salvar edições, exclusão, impressão e tudo mais. Através de macros, você pode criar diversas funções para um único formulário, condições para seu funcionamento ou comportamento. Pois é, e você não sabia que tinha tudo isso instalado.

Eu não gosto muito de usar as macros, exceto a macro autoexec, que estudaremos mais à frete, eu gosto mesmo é de escrever direto com o código VBA e formulários desacoplados. Mas por que desacoplados? Continue acessando o blog para descobrir as maravilhas dos formulários desacoplados.

Por fim só um adendo: tenho certeza que todo mundo já viu algum curso por aí de Lógica de Programação, certo?! Na minha opinião esse tipo de curso é um tanto quanto desnecessário. Mas por que, cara? Simples: todos nós já temos uma lógica de programação natural. O que é essa lógica? A lógica é simplesmente você saber identificar como o seu programa vai se comportar em quaisquer situação, o que ele fará para chegar no resultado esperado, qual caminho irá seguir, o que ele vai reportar ao usuário, o que o usuário vai tentar fazer e ele vai ou não deixar, enfim... O que realmente precisamos aprender é sintaxe e semântica, ou seja, saber escrever com uma linguagem o que você quer que o programa faça da melhor maneira possível.

Espero postar um vídeo na próxima semana voltado para usuários mais experientes, mas quem estiver começando também pode assistir para já ir se habituando.

Abraço e até mais.

0 comentários:

Postar um comentário